SAP HANA e Google Cloud Platform
Parceria entre SAP HANA e Google Cloud Platform
15 de março de 2017
automação industrial
Automação Industrial e ambientes controlados
18 de abril de 2017
Mostrar tudo

A Validação de Sistemas em um evento de alto nível.

Validação de Sistemas Computadorizados

Nos dias 4 e 5 de abril aconteceu a edição 2017 do FIVE CON. O evento reuniu aproximadamente 130 profissionais envolvidos com a Validação de Sistemas, de 35 empresas da indústria farmacêutica, além de representantes da ANVISA. Com temas como a integridade de dados, o uso de Cloud Computing, a rastreabilidade, integridade e governança de dados, o evento pôs em pauta os próximos passos da Validação de Sistemas e contou com palestrantes nacionais, um palestrante da Inglaterra e grande participação do público presente.

SAP HANA e Cloud Computing foram os destaques no primeiro dia do evento

A palestra de Julianne Ferreira, do Laboratório Aché, teve como tema a Migração Técnica do banco de dados SAP ECC para o SAP HANA e mostrou como este processo, que envolveu 140 profissionais, trouxe um desafio e muitos benefícios para a empresa, dentre eles, o aumento expressivo e imediato da velocidade de processamento das informações de diferentes áreas do negócio, comparada à plataforma anterior.
Na sequência, André Leite, da BCI Consulting apresentou detalhes da plataforma SAP S/4 HANA e sua capacidade de promover a inovação tecnológica na Validação de Sistemas Computadorizados e inserir as empresas na transformação digital por qual passa todos os setores do negócio.


Veja também: Parceria entre SAP e Google disponibiliza plataforma HANA na nuvem

O desafio da Validação de Sistemas Computadorizados em nuvem

Rafael Almeida, Analista de Validação da Five Consultoria iniciou sua palestra levantando um tema atual e que ao mesmo tempo gera grande discussão entre os profissionais da área, a Validação de Sistemas em nuvem.
O profissional, que voltou recentemente de um treinamento sobre o tema na Alemanha, chamou atenção para pontos chaves dentro desta modalidade de validação, como a importância do Supply Assessment e a necessidade de certificações, que atestam a capacidade de operação do Data Center e a garantia da integridade de dados mantidos na nuvem.

Integridade de dados e governança de dados no Segundo dia do FiveCon 2017

Na abertura do segundo dia do evento, Silvia Martins, Diretora Técnica da Five Consultoria destacou a agenda voltada para temas que abordam a transformação digital na Validação de Sistemas Computadorizados.
Na primeira palestra do dia, Silvia Martins abordou a Integridade de Dados com um overview dos principais guias de Validação de Sistemas. Alguns dos pontos da palestra foram a obrigatoriedade das normas da ANVISA passarem por consulta pública – Guia Draft, a importância do ID personalizado, para controle de acesso ao sistema, a necessidade de atender a norma 21 CFR Part 11 no território nacional e discussões sobre Assinatura Eletrônica e Certificado Digital na Indústria Farmacêutica.

Integridade de Dados em Sistemas de Automação e Data Governance

A segunda parte do dia no evento contou com a participação do inglês Mr. Duncan Fletcher, em mais uma palestra com alto nível de conhecimento, abordando o tema Integridade de Dados em Sistemas de Automação. Dentre diversos pontos discutidos, o palestrante reafirmou a importância de cumprir etapas essenciais, para garantir que os dados se mantenham íntegros no sistema. Em seguida, Silvia Martins encerrou o evento com o tema Governança de Dados, com destaque para alguns pontos importantes como revisão periódica de Sistemas Computadorizados, prazos para reavaliação de Sistemas já validados e mudanças parciais que exigem uma confirmação do estado de validado do sistema.
O sucesso do evento também se deu pela grande participação do público presente em todas as palestras, o que aumentou ainda mais o nível de conhecimento nos assuntos em pauta.
O evento teve organização e realização sob responsabilidade da Five Consultoria.